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20 Jun | 17:49:03

Ah, o cacau!




Uma delícia boa pra saúde! O cacau e seus derivados, como o chocolate, são umas das principais fontes naturais de flavonoides, um composto altamente eficaz no combate dos radicais livres. É antioxidante, anti-inflamatório, neuroprotetor e mais.

 

Rico em sais minerais e uma excelente fonte de potássio o cacau fornece ainda carboidratos, proteínas e fibras alimentares. Não à toa em sua origem o fruto chegou a ser chamado de “comida dos Deuses”. Por trás das lendas e tradições o cacau reserva um poder que é indiscutível: o nutricional.

A cacaueira mede de 12 a 25 pés de altura, crescendo de forma natural em climas tropicais. O fruto é uma capsula de celulose com cerca de 40 sementes de cacau com uma poderosa cartela de vitaminas.

Antes de ir se esbaldando nas barras de chocolates por aí, vale um parênteses aqui: cacau e chocolate são coisas diferentes. Enquanto o cacau tem um baixíssimo nível de gordura o chocolate é feito com base no grão e recebe boas doses de leite e açúcar. Eis o motivo de condenação dos saborosos chocolates: contém muitas calorias. Por isso é preciso avaliar os prós e contras.

Uma ótima opção é apostar no consumo de cacau em pó. É altamente nutritivo. Duas colheres de sopa de cacau contêm apenas 25 calorias e 1,5g de gordura. Ele também fornece 14% do valor diário recomendado de fibras, 8% do necessário de ferro e 14% do magnésio. Você pode substituir o achocolatado pelo cacau em pó no preparo de vitaminas, polvilhando sobre as frutas e em diversas receitas.

 

Benefícios para a saúde

1. Ótimo para a pele. O consumo de cacau é excelente para manter a pele saudável. Ajuda a diminuir os efeitos das manchas induzidas por raios solares e a reduzir a rugosidade. Além disso, também já foram demonstrados os benefícios na elasticidade e hidratação.

2. Bom humor. Estudos demonstraram que os flavonoides do cacau ajudam a melhorar o humor, combater a depressão e a promover atividades cognitivas aprimoradas.

3. Melhora a pressão sanguínea. Os componentes do cacau também ajudam a diminuir a pressão arterial o que colabora para manutenção dos vasos sanguíneos descansados, logo temos um sistema circulatório mais sadio.

4. Previne contra o câncer. Os flavonoides presentes no cacau também demonstraram efeitos positivos por inibir o crescimento de células cancerosas sem afetar o crescimento das células saudáveis.

5. Controla os níveis de açúcar. A prevenção da diabetes também é uma das características benéficas do consumo de cacau. Ele é eficiente na regularização dos níveis de açúcar auxiliados pelo metabolismo da glicose.

6. Saúde respiratória. O cacau contém xantina e teofilina, substâncias que ajudam no relaxamento dos brônquios fechados facilitando o fluxo de ar. Ajuda assim a combater asma, alergias e falta de ar.

7. Controle da obesidade. Um estudo identificou que um dos principais benefícios do cacau está na prevenção na obesidade conduzida por uma dieta rica em gordura. O consumo auxilia na inflexão do metabolismo lipídico

8. Regula o intestino. Produtos de cacau, consumidos regularmente, também auxiliam no melhor funcionamento do intestino. A justificativa é que aumentam a frequência das atuações intestinais sem induzir efeitos colaterais.

9. Cura feridas. As características curativas do extrato de cacau já são usadas em medicamentos naturais. São propriedades que auxiliam ainda na prevenção de diversas infecções.

10. Trata deficiência em cobre. Rico em cobre e também considerado um remédio para tratar a sua deficiência, o cacau colabora na prevenção de doenças como anemia e leucopenia.


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