• (45) 3027-2551
  • (45) 99834-2934
  •         
Foz do Iguaçu, Paraná    º ↓º    21 Ago | 13h05
Revista
DIVA MAG
Assine Já
14 Ago | 14:51:17

Ansiedade X Fitoterapia, por Carina Trevisan




Diversos recursos terapêuticos têm sido empregados para o tratamento da ansiedade e suas causas, destacando-se os fitoterápicos e plantas medicinais, consagrados pelo conhecimento popular e utilizados em grande escala como primeiro recurso terapêutico devido ao fácil acesso, custo e ação científica comprovada.

A ansiedade pode ser apontada como uma reação natural e primordial para o autocuidado, entretanto, também pode ter efeitos negativos para o indivíduo, se for intensa e de prolongada duração, pois ao invés de contribuir para o enfrentamento da condição que a causa, limita, dificulta ou impossibilita a sua capacidade de adaptação. Este sintoma é também um dos responsáveis por desencadear quadros de obesidade ou anorexia.

 

 

Os fitoterápicos podem ter um papel importante no controle dos principais sintomas que um indivíduo com transtorno alimentar apresenta, como ansiedade, agitação, irritabilidade, insônia e, portanto, uma ferramenta útil no auxílio do tratamento nutricional, uma vez que devemos ter um olhar integral na saúde de um indivíduo, impossibilitando separar o comportamento alimentar do quadro emocional.

 

 

 

As principais ervas com ação ansiolítica são:

Passiflora Incarnata (popular Maracujá), Melissa Officinallis (popular Erva cidreira), Erythrina Mulungu (popular Mulungu), Matricaria Recutita (popular Camomila), Valeriana Officinallis (popular Valerianaprescrição médica) e Piper Methysticum ( popular Cava-Cava – prescrição médica).

 

 

Estas ervas podem ser consumidas na forma de fórmula magistral, industrializadas ou na forma de chás ( in natura), sendo imprescindível sua prescrição individualizada, uma vez que a história clínica do paciente e o uso de outros ativos precisam ser levados em consideração, assim como outras particularidades, afim de se obter sucesso no controle deste sintoma e melhora na qualidade da vida de uma sociedade atual que vive em constante estresse físico e mental.

 

Carina Trevisan

Nutricionista  CRN8 - 4971

Mestra em Ensino

Pós-Graduada em Nutrição Clínica

Pós-Graduada em Fitoterapia

Nutrigenômica

 

 


Compartilhar


Posts Relacionadas


Comentários