• (45) 3027-2551
  • (45) 99834-2934
  •         
Foz do Iguaçu, Paraná    º ↓º    18 Nov | 01h42
Revista
DIVA MAG
Assine Já
26 Nov | 20:22:24

O que é LEAD?


Conquistar novos clientes é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam diariamente. Toda a estratégia, do marketing à composição dos preços, é focada na geração de contatos capazes de se transformarem em clientes. Isso implica em entender o comportamento do público-alvo da empresa e do mercado em que está inserida para se criar campanhas de marketing focadas na atração de leads. Mas afinal de contas, o que é lead?

 

Todo esse processo necessita antes que o conceito de lead esteja claro para os responsáveis pela criação e execução das estratégias. Nesse artigo, nos aprofundaremos nos conceitos de lead, lead qualificado e mostraremos como transformar um visitante em lead qualificado. Aprenda de uma vez por todas o que é lead!

 

A palavra lead se tornou popular entre empresas que trabalham com o marketing digital e começaram a tratar seus visitantes como clientes em potencial, desenvolvendo estratégias para gerar contatos e enviá-los para a parte comercial. Com isso, lead se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo.

 

Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço. A geração de leads é fundamental para o sucesso da empresa, ainda mais quando consideramos as baixas taxas de conversão para serviços digitais.

 

Leads qualificados

Infelizmente não há garantia de que um lead se transformará num cliente ou mesmo que retornará ao seu site. Contudo, o mesmo não se aplica ao lead qualificado. Esse conceito abrange o usuário que já identificou um problema e está em busca da solução, ou seja, alguém que está realmente considerando comprar seu produto ou contratar seu serviço.

Saber claramente quem são suas leads qualificados permitirá ao seu marketing criar campanhas mais eficientes para alcançar esse consumidor. Neste estágio é preciso que o conteúdo das suas ações seja mais específico para convencer o lead qualificado de que você oferece a melhor solução.

 

Como qualificar uma lead

O processo para qualificar um lead é delicado e pode envolver uma série de testes até que sua empresa encontre o melhor modelo. Não há regra a ser seguida, já que isso dependerá do seu produto, mercado e de quanto você está disposto a investir. Por outro lado, algumas estratégias tem se mostrado mais eficientes do que outras.

Com boa relação entre custo e benefício, o marketing de conteúdo tem se mostrado a melhor estratégia tanto para gerar quanto para qualificar um lead. Além de mostrar seu produto, você estará educando seu cliente em relação ao problema e sua solução. Isso significa um consumidor muito mais engajado com a sua marca e disposto a gastar.

A qualificação de leads pode ser um processo lento dentro do seu funil de vendas. Ter estratégias diferentes de conteúdo para cada etapa do funil melhorará suas taxas de conversão. Por exemplo, o topo pode conter conteúdos explicando o problema do cliente e atraindo-o para dentro do funil, onde o tipo de conteúdo tratará especialmente das soluções para o problema. Por fim, o cliente é enviado para o fim do funil, onde seu departamento de vendas assume o lead.


Compartilhar


Posts Relacionadas


Comentários