• (45) 3027-2551
  • (45) 999834-2934
  •         
Foz do Iguaçu, Paraná    º ↓º    21 Mar | 23h32
Revista
DIVA MAG
Assine Já
22 Mar | 17:49:51

Organize Seu Tempo




Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por um outro lenhador jovem e forte para uma disputa. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que finalmente o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da grande vantagem física do jovem desafiante.
 
No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia e convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha com todo vigor.

Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho vencera novamente, por larga margem, aquele jovem e forte lenhador.

Intrigado, o moço questionou o velho:
- Não entendo, muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu, como pode!!

- Engano seu! Disse o velho. Quando você me via sentado, na verdade, eu estava amolando meu machado. E percebi que você usava muita força e obtinha pouco resultado.

Essa parábola nos traz uma reflexão interessante: quantas vezes focados apenas em produzir, deixamos de “afiar o machado”. Isso significa trabalhar animado, motivado, ter tempo para analisar a situação com calma, estudar o mercado. Não basta ser novo, forte e ter técnica como nos conta a história, ter percepção sobre tudo - mesmo diante da pressão - é algo que faz toda a diferença.

Para ajudar você a otimizar seu tempo e consequentemente a produzir mais, selecionamos 4 dicas bem valiosas!

Mantenha um registro de atividades diárias: monitore o que você costuma fazer no dia a dia e marque o tempo gasto com cada uma das atividades realizadas. Você ficará surpreso ao saber quanto tempo é desperdiçado.

Crie um registro de atividades: usando uma agenda ou caderno anote suas tarefas do dia e quanto tempo gasta em cada uma delas. Não esqueça nada, mesmo os afazeres mais básicos e simples. Uma boa forma de separar é nomear afazeres domésticos em azul, trabalho em vermelho e lazer em preto. A categorização vai te ajudar a identificar claramente quanto tempo é gasto em cada categoria. Aqui no rodapé da matéria deixamos 4 aplicativos fantásticos que também exercerem essa função e vão facilita, e muito, sua vida!

Avalie como seu tempo está sendo gasto: quanto tempo você passa lendo notícias, deitado no sofá, pensando onde vai almoçar, escolhendo o look do dia? Avaliar como o seu tempo está sendo gasto ajuda a identificar os desperdícios e reordenar a sua agenda.

Crie hábitos e padrões: Gerenciar o tempo é a melhor forma de garantir uma produção melhor para aquilo que é importante e tempo de sobra para analisar suas ações, o mercado, projetar ideias. Aquele tempo a menos nas redes sociais pode lhe render um passeio em família, uma atividade extra. Criar hábitos e padrões e saber exatamente onde deve ser investido o seu tempo é o melhor caminho para alcançar os objetivos, e ir bem além deles, deixando o estresse longe. Tudo está na sua programação!

Aplicativos gratuitos para deixar o seu tempo mais produtivo:


TRELLO 

Crie quadros temáticos com a sua lista de atividades e tarefas. Com o Trello também é possível armazenar imagens, arquivos e links. Integração com Dropbox, OneDrive e Google Drive.

ASANA

Pode ser utilizado para organizar as suas tarefas e também de outros membros da sua equipe. Tem funcionalidades como inclusão de tags e prazos personalizáveis.

EVERNOTE

Um dos apps mais conhecidos para organização pessoal. Com ele você armazena vídeos, áudios e outros formatos de arquivo. Funciona off-line e sincroniza anotações com a nuvem.

TODOIST

Baseado na criação de listas de tarefas. Tem interface simples e amigável e registra gráficos do número de atividades realizadas, atribuindo pontos para motivar o usuário.


Compartilhar


Posts Relacionadas


Comentários