• (45) 3027-2551
  • (45) 99834-2934
  •         
Foz do Iguaçu, Paraná    º ↓º    31 Mai | 14h22
Revista
DIVA MAG
Assine Já
30 Mai | 15:21:15

3 Reflexões que Rei Leão traz para os adultos.




 

Um clássico que fez parte da infância de muitas crianças nos anos 90 retorna às telonas 25 anos depois em um remake de tirar o fôlego.

No cinema muitos adultos compõem o público, alguns até com filhos que talvez desconheçam o enredo da animação que ganhou o coração e emocionou uma geração. O sentimento é de nostalgia ao lembrar a criança que outrora via a primeira versão, lançada em 1994. O rei leão certamente é uma das animações da Disney de maior sucesso, prova disso são as famosas canções que estão até hoje na ponta da língua, mas o filme vai muito além de ser só entretenimento.

Quando deixamos um pouco de lado a emoção ao ver o filme e começamos a pensar na história percebemos que muitas lições podem ser tiradas das mensagens que são passadas ao longo da animação.

- “Hakuna Matata, é lindo viver”. Expressão que ficou eternizada na canção de Timão e Pumba fala sobre esquecer os problemas e deixar pra lá, seguir em frente. Quem já perdeu uma noite de sono remoendo um problema sem solução imediata sabe quão frustrante é a sensação de impotência diante da situação. E “hakunamatata” vem para nos ensinar isso, seria como um “viva e deixe viver”, ou seja, se não puder resolver um problema, esqueça-o até o momento em que isso será possível. Claro que não estamos falando em procrastinar, mas viva a vida de forma mais leve, encare as adversidades com calma e no seu tempo devido, sem perder noites de sono e, sobretudo, prejudicar sua saúde por conta disso.

- “É um ciclo sem fim...”. Canção com que o filme se inicia fala sobre o percurso natural das coisas que é demonstrado no filme com a morte de Mufasa. O pequeno leão tem dificuldade de lidar com o acontecimento e acaba se afastando, mas Rafiki, o macaco guru do reino, diz que Mufasa ainda vive em Simba. É muito difícil perder ou ficar longe de quem amamos, mas o amor sempre deixa marcas que carregamos conosco, principalmente dos nossos pais. Essas pessoas queridas de certa forma vivem em nós que precisamos seguir em frente nesse ciclo, cumprindo com a nossa missão e realizando coisas pensando em como os que vieram antes de nós estariam orgulhosos do feito.

- “Lembre-se de quem você é”. Frase emblemática da narrativa dita por Mufasa, que serve de gatilho para Simbarefletir sobre seu verdadeiro destino e retomar seu lugar como rei, cumprindo sua missão e restaurando o equilíbrio no reino. Para quem não sabe para onde ir qualquer caminho ou direção serve­, por isso essa lição (talvez a mais importante dentro do filme) vem para fazer principalmente gente grande pensar. Na era da superficialidade muitas vezes o autoconhecimento fica de lado.Questões básicas como, o que me deixa feliz, o que quero fazer no mundo, onde quero chegar, ficam sem resposta. Todos já escutaram a clássica frase “conhece-te a ti mesmo” e essa é uma verdade quem vem para lembrar-nos de sermos quem somos, cumprindo nossas missões, cada um do seu jeito sabendo o que queremos fazer nesse mundo, o que nos deixa feliz e que lugar devemos ocupar nesse grande ciclo da vida.

 


Compartilhar


Posts Relacionadas


Comentários