• (45) 99801-7655
  • (45) 99830-1236
  •         
Foz do Iguaçu, Paraná    º ↓º    10 Mai | 19h53
Revista
DIVA MAG
Assine Já
23 Mai | 09:53:58

CHANEL




As bolsas da marca são famosas e consideradas por especialistas como atemporais e ideais para serem usadas em qualquer ocasião. Por suas coleções sofisticadas, acabamentos impecáveis e detalhes perfeitos, a Céline criou um estilo contemporâneo sendo uma das favoritas das celebridades, do público e da crítica moderna.

No dia 21 de janeiro de 2021 completaram 50 anos da morte de Gabrielle Boheur Chanel, vulgo Coco Chanel, a mulher que revolucionou as tendências femininas da sua época e vive até hoje na história da moda.  A Chanel foi criada para simplificar a vida das mulheres. Os modelos graciosos de roupas e acessórios sofisticados encerraram uma era de trajes femininos estruturados e desconfortáveis. O minimalismo refletia a personalidade forte e discreta da sua criadora. Com seu “pretinho básico” e “sem firulas” a estilista protagonizou a transição da moda rumo à modernidade.

Sua origem
Francesa de origem humilde, nascida em 19 de agosto de 1883, filha de mãe lavadeira e pai vendedor de roupas, foi entregue ao orfanato da cidade de Auvergne, quando da morte prematura de sua mãe. Esperou o retorno do pai até os 20 anos, quando em 1903 saiu de lá, junto com uma de suas irmãs, para trabalharem e construírem suas vidas. Seu primeiro emprego foi em uma loja de tecidos como balconista, onde aprendeu a costurar, passando a atuar na parte de reparos e criação de roupas para as clientes.

O apelido
Mesmo com muita dedicação ao trabalho o dinheiro era pouco, e por isso buscaram um segundo emprego noturno como cantoras em um renomado Cabaret da cidade onde conheceu Étienne Balsan, militar milionário com quem teve seu primeiro romance. Todas as noites cantavam “Qui qu´a vu coco” de Alexandre Desplat, o que originou o apelido. Como sua irmã casou com um barão, precisou pedir abrigo temporário para o Balsan, e por lá ficou um bom tempo, onde passou a ter contato com a alta sociedade da época. 

“Elegância é quando o interior é tão bonito quanto o exterior”

“Sou contra a moda que é passageira. Não consigo imaginar que se jogue roupa fora só porque é primavera”

A autenticidade

Muito observadora, acreditava que o conforto e a praticidade estavam em primeiro lugar. Casar-se nunca foi seu objetivo, mesmo após conhecer Boy Capel, o amor de sua vida, nada a tirava do foco. A jovem estilista criou um novo modo de se vestir para a época, onde predominavam os vestidos longos e rodados, muitos acessórios e detalhes espalhafatosos.  Coco com seu estilo único: sem espartilhos, plumas ou chapéus pequenos; usava gravatas e calças, sua inovação e persistência trouxeram leveza e elegância, agradava a homens e mulheres, e alcançava novos padrões ideais de beleza. 
Seu primeiro impacto na moda foi o chapéu de pequeno porte e sem adereços, que mostrava o rosto e realçava os traços femininos. Com a popularidade de sua criação, Chanel inaugurou em Paris a boutique de chapéus “Chanel Modes” na “31 rue cambon” que nunca mais foi a mesma. A autenticidade de Chanel não passava despercebida já aos seus 29 anos. 

A modista ampliou seu leque de criações. As camisas listradas, estilo marinheiro, os modelos esportivos como os pijamas e praia, e as calças compridas ganharam espaço no guarda-roupa feminino. As jaquetas, os colares de pérolas, anéis, broches e brincos compunham os elegantes looks. Foi uma revolução para a época. 
Seu negócio gerou muitos empregos mas o início da 1ª Grande Guerra, em 1915, obrigou Chanel a adaptar-se ao novo cenário. Com ajuda e empréstimos de seu amante Boy Capel, Chanel inovou-se e dominou o mercado. Mesmo em uma sociedade machista, Gabrielle obteve sua grande conquista, sua independência financeira. Em um ano, aumentou seu patrimônio significativamente e seu sucesso alcançou as revistas de moda. Ela sanou suas dívidas, e de 60 passou a abrigar 300 trabalhadores. 
Chanel era uma mulher de negócios, se relacionou com aristocratas russos, ampliou seus conhecimentos para conhecer um pouco mais da moda russa, e ampliou sua linha de produtos para a área da estética.ticado. Uma combinação infalível para o sucesso.

“Não me importa o que pensa de mim. Eu não penso em você”. 

A vida em Veneza

Um trágico acidente de carro deu fim a vida de seu grande amor, Boy Campel, e para fugir da realidade e esquecer a tragédia, Coco se mudou para Veneza para explorar o potencial da cidade e buscar novas inspirações. Logo, o talento da estilista dominou o estilo local. Lançou uma linha de maquiagem e conquistou de vez a indústria cosmética. 
A partir daí, foi requisitada para produzir figurinos em Hollywood e vestir as celebridades do cinema norte-americano. No auge de sua carreira chegou a empregar 4.000 funcionários para atender as demandas de suas lojas.  O trabalho era sua paixão.  Dizia: “A força se consegue com fracassos e não sucessos”.
Coco Chanel superou todas as barreiras sociais, financeiras e patriarcais. Faleceu em janeiro de 1971 em seu apartamento no Hotel Ritz de Paris, deixando um legado único consumido e reproduzido por seguidores fieis e clientes eternas da marca. 

O perfume mais famoso do mundo

Coco Chanel lançou o Perfume Chanel Nº 5, desenvolvido pelo renomado perfumista Ernest Beaux, e, assim como seus outros produtos, casacos, vestidos, blusas, saias e chapéus, eram sofisticados e muito valorizados. Ganharam as ruas de Paris.


Compartilhar


Posts Relacionadas


Comentários