• (45) 3027-2551
  • (45) 99834-2934
  •         
Foz do Iguaçu, Paraná    º ↓º    12 Dez | 01h12
Revista
DIVA MAG
Assine Já
13 Dez | 15:51:58

CHRISTIAN LOUBOUTIN: O famoso sapato da sola vermelha




 

 

O famoso sapato da sola vermelha que é o queridinho das celebridades e também a peça-desejo da maioria das mulheres

 

            O design francês Christian Louboutin nasceu em 07 de janeiro de 1964. Desde criança era nítida sua paixão por sapatos, tanto que usou como base seus rascunhos de infância, feitos em seus cadernos de escola, para criação de suas primeiras coleções.

 

Como tudo começou

 

            Em 1979, quando tinha apenas 15 anos, já era habitué da noite parisiense. Frequentava teatros e casas de música. Decidiu criar sapatos para vender para as dançarinas do Moulin Rouge e do Folies Bergère. “As mulheres ficavam nuas, mas continuavam calçadas”, disse ele em entrevista a Marie Claire. Como ele não tinha loja, ele ia até as boates e cabarés para vender seus sapatos. Foi aprendiz de Charles Jourdan (designer de moda francês conhecido por seus sapatos femininos a partir de 1919) e com ele conseguiu aperfeiçoar as técnicas para a produção de um salto agulha perfeito, trazendo de volta o salto stiletto no modelo scarpin.

Nos anos 80 trabalhou para grandes marcas como Yves Saint Laurent, Chanel, Christian Dior e Roger Vivier (o criador do salto agulha). Depois de um tempo desistiu da carreira e tornou-se paisagista e colaborador da Vogue.

De Paris para o mundo

 

Sentiu falta de desenhar sapatos e com a ajuda de amigos abriu sua primeira loja em 1992 na renomada Galerie Vero-Dodat, próxima ao Museu do Louvre em Paris; o estabelecimento existe até hoje.

O sucesso aconteceu quatro meses após a inauguração, quando uma jornalista da W Magazine, que estava na cidade luz para descobrir novas marcas, escutou uma conversa da Princesa Caroline de Mônaco falando sobre os sapatos Louboutin, logo a grife ficou mundialmente conhecida.

As esquetes dos sapatos são desenhadas pelo próprio Christian Louboutin e confeccionados a mão na Itália, o que torna suas peças únicas, exclusivas e com valores altos.

Um exemplar da sua primeira coleção foi para o acervo permanente do Instituto de Moda do Metropolitan Museum de Nova York.

A icônica sola vermelha

 

            Em entrevista a apresentadora americana Oprah Winfrey, o design contou que sempre via sua funcionária pintar as unhas de vermelho, e decidiu passar o esmalte no solado de um dos sapatos. A partir daí todas as peças Louboutin produzidas passaram a ter a sola em tom vermelho; a cor é patenteada e somente Christian tem direito de usar. A idéia do estilista era que as mulheres fossem notadas quando estivessem indo embora, ou seja, ao serem vistas pelas costas, caminhando com os solados em evidência. A sola vermelha tornou-se sua marca registrada e virou febre entre as celebridades de hollywood e famosas em todo o mundo: Victoria Beckham, Dita Von Teese, Nicole Richie, Kim Kardashian, Angelina Jolie, Katie Holmes, entre tantas outras, são clicadas desfilando seus Louboutins.

Os sapatos são consideradas verdadeiras obras de arte.

Algumas curiosidades da marca

 

- Dois anos após a inauguração da primeira loja, a marca abriu franquias nos Estados Unidos.

 

- Um modelo básico custa em média US$ 500 e dependendo do modelo ou material que for feito pode custar muito mais. No instagram da @ohhmagot você pode adquirir seu Louboutin por um preço bem mais acessível!

 

- Em 2009 inaugurou sua primeira loja na America Latina, no Shopping Iguatemi em São Paulo. Hoje tem mais lojas no Brasil, como em Brasília e Rio de Janeiro.

 

- Também em 2009 assinou contrato com a Mattel, fabricante da boneca Barbie, que tem três modelos da boneca usando os famosos sapatos de sola vermelha.

 

- Nas lojas, o máximo a venda são 16 cm de altura, porém um modelo por encomenda pode chegar a 25 cm de altura.

 

- Há três anos seguidos a Christian Louboutin é considerada a marca de sapatos mais desejada do mundo!

 

- Em 2011 a marca passou a fabricar sapatos masculinos e as solas também são vermelhas.

 

- Recentemente marca lançou uma linha de esmaltes e batons. Suas embalagens são poderosas.

 

- A Atriz Sarah Jessica Parker conhecida no mundo todo por sua personagem Carrie Bradshaw de Sex and The City, tornou-se a maior divulgadora da marca de sapatos Manolo Blahnik. Mas na vida real, casou-se usando um Louboutin de sola azul, cor exclusiva para sapatos de noiva da marca.

 

Disputa judicial por causa do uso da sola vermelha

           

            Em 2011 a marca moveu uma ação judicial nos EUA contra a Yves Saint Laurent. Um modelo de calçado de verão da YSL apresentava o solado vermelho. Os Advogados da YSL em resposta legal ao processo, afirmaram que os solados vermelhos são usados para ornamentar calçados desde um período tão antigo quanto os usados pelo rei Luis XIV em 1600, fato incontestável graças ao retrato do rei com os famosos “Talonrouge”, e que não poderiam ser monopolizados por nenhuma marca. E Christian acabou perdendo a ação. Apresentou então nos EUA um pedido de proteção da marca registrada deste exclusivo design vermelho e desde 2008 Louboutin tem a patente do solado vermelho, mas não sua exclusividade.


Compartilhar


Posts Relacionadas


Comentários