• (45) 99801-7655
  • (45) 99830-1236
  •         
Foz do Iguaçu, Paraná    º ↓º    23 Mai | 08h04
Revista
DIVA MAG
Assine Já
16 Mai | 17:16:58

Cristiano Caon: Jornada de aprendizados




Cristiano Caon, um jovem iguaçuense que foi aluno do Colégio Anglo-Americano, onde também cursou o High School, hoje é bolsista pesquisador no Programa de Mestrado em Ciências da Computação na TEXAS TECH UNIVERSITY - TTU, nos Estados Unidos, uma das instituições parceiras do Colégio. 

PORTAS ABERTAS PARA O MUNDO 

Bagagem internacional diferencia e potenciliza em todas as áreas do conhecimento.

Caon formou-se com louvor, em Bachelor's degree in Computer Science and minors in Mathematics and German (Graduação em Ciência da Computação e especialização em Matemática e Alemão) na mesma instituição.  
Além dos estudos, o iguaçuense equilibra o tempo entre o trabalho no Departamento de HPPC da TTU e a vice-presidência na BRASA da Texas Tech, uma organização que promove a cultura brasileira nas universidades, organiza eventos e cria oportunidades pessoais, profissionais e de networking.
“É bastante corrido. Tento encontrar um meio de equilibrar todas as responsabilidades, para não perder rendimento em nenhuma delas. É uma questão de organização e planejamento. Sou muito grato por ter essas oportunidades, para evoluir, especialmente nas questões profissionais”, declara Cristiano.

Intercâmbio UCF – University of Central Florida, Orlando-USA 

Segundo a mãe de Cristiano, Nadia Caon, o filho não tinha planos de estudar fora do país, a ideia surgiu depois de uma viagem de estudos que realizou com o Colégio Anglo-Americano para os Estados Unidos, onde passou um mês estudando inglês na University of Central Florida-UCF. “Na época das aplicações, o Cristiano foi aceito em 5 universidades dos EUA. Nós optamos pela TTU, pois o Anglo tinha um convênio com eles e nos pareceu bem seguro. As médias dele também contaram muito para que recebesse uma bolsa parcial”. 
“É bastante satisfatório para nós, conhecermos e acompanharmos as histórias e sucesso de nossos alunos ao redor do mundo. O Cristiano é um deles, estudou conosco desde pequeno e fez o Programa High School, em parceria com a Texas Tech University, além de já terminar o Ensino Médio com a titulação necessária para estudar nos Estados Unidos”. Comenta o Diretor Geral do Colégio Anglo-Americano Profº. Dr. Fábio Prado.

“OS PROFESSORES FORAM MUITO IMPORTANTES, POIS 
ALÉM DE GENTE FINA, SABIAM ENSINAR MUITO BEM. 
NO HIGH SCHOOL ESTUDAMOS ALGO BEM ESPECÍFICO, 
DIFERENTE DO QUE GERALMENTE SE ESTUDA NO ENSINO 
MÉDIO, UM CONTEXTO DIFERENCIADO, UMA 
OPORTUNIDADE DE APRENDER OUTRA CULTURA 
E MELHORAR A FLUÊNCIA EM INGLÊS, FOI UMA 
EXPERIÊNCIA MUITO BOA”, CRISTIANO RELEMBRA. "

Visita a NASA em 2017

Orgulho e exemplo para o Colégio Anglo-Americano.

O Diretor Geral do Colégio Anglo-Americano, onde Cristiano estudou quando morava em Foz do Iguaçu, Profº. Dr. Fábio Prado salienta a importância das parcerias internacionais e atividades de internacionalização durante os anos escolares. “Acreditamos muito na internacionalização, porque ela abre portas futuras, sonhos e novos mundos para todos. Por isso é muito importante trabalharmos, tanto com uma segunda língua, quanto com disciplinas inovadoras como a Lógica de Programação.” 
A participação da família é essencial no sucesso do aluno, a participação do Colégio, com toda sua equipe de professores e pedagógico é fundamental, mas é inerente o próprio aluno ter essa ambição, de dar um passo maior. 
Como é o caso do Cristiano, que acaba virando um exemplo para toda a comunidade e mostra que é possível com muito esforço e muito trabalho, realizar os sonhos, mudar a própria vida e mudar a vida das pessoas. É um grande orgulho para todo o Colégio Anglo-Americano e toda a família”.

Curso de Inglês adicional na UFC, em 2016

Orgulho 
Importância do Programa Bilíngue

Um ambiente voltado para a evolução constante da língua inglesa. O Programa Bilíngue do Colégio Anglo-Americano vai aperfeiçoando o aluno com a prática, buscando uma perfeição na comunicação a medida que o estudante vai seguindo o processo escolar. Essa prática abre uma perspectiva de futuro muito ampla, fazendo o aluno estar à frente na busca pelo sucesso profissional, quer seja no Brasil ou no exterior. 
Na prática é trabalhado com o aluno em seu Currículo Escolar o Bilinguismo, pois faz uso de dois idiomas ao mesmo tempo, ou seja, falar, escrever, ler e ouvir, em Português e Inglês. Assim o programa de letramento em Inglês para um futuro empreendedor é desenvolvido por meio de uma metodologia diferenciada, na qual os alunos participam de atividades especificamente planejadas para o seu nível de conhecimento. São aulas de inglês todos os dias de forma interdisciplinar. As aulas são ministradas por especialistas em Língua Inglesa e em diferentes locais como biblioteca, sala de multimídia e laboratórios de informática. Em cada ciclo e nível, é adotado um instrumento pedagógico para ser desenvolvido e adaptado ao contexto do aluno.

Programa de Mestrado em Ciências da Computação – TTU

O Programa de Mestrado em Ciências da Computação em que Cristiano Caon é pesquisador é bastante técnico. Desenvolvido para fortalecer o conhecimento em áreas avançadas de Ciências da Computação, abrangendo desde sistemas de hardware, sistemas de software até redes de computadores e computação aplicada. 
Além das aulas, o estudante dedica parte de seu dia a pesquisa. “Tenho o horário das aulas e ainda o período que dedico a minha pesquisa. Estou criando um software. Preciso implementar e demonstrar os experimentos da pesquisa que estou desenvolvendo com ele”, explica Cristiano. 

Networking - Astronauta Al Sacco Jr.

O PhD. Al Sacco Jr. é Reitor da Faculdade de Engenharia Edward E. Whitacre Jr. da Texas Tech University em Lubbock, Texas.
Ele é um dos Professores com os quais Cristiano Caon tem contato e que já estiveram no Brasil, em visita ao Colégio Anglo-Americano. 
Al Sacco Jr. foi um dos Astronautas da NASA no Ônibus Espacial Columbia na missão STS-73 em 1995. Com essa experiência, faz apresentações para motivar os alunos a considerarem carreiras em ciências e engenharia. 
Hoje o Cristiano estuda e trabalha na Universidade em que o Dr. Al. Sacco Jr. é reitor, e ele já esteve aqui, em Foz do Iguaçu, conversando com os alunos no Anglo-Americano. Nós fazemos o possível para conectar nossos alunos com os grandes e quando vemos que esse networking atravessa as fronteiras, é uma enorme satisfação”, disse o Diretor Prado.   

OS PAIS DE CRISTIANO, MAURO ANTONIO CAON E NADIA CAON, COM A PROFA. ROSICLER HAUAGGE DO PRADO, O DR. ACIR DO PRADO E O PROF. DR. FÁBIO PRADO, E TAMBÉM OS PROFESSORES DA TEXAS TECH UNIVERSITY O ASTRONAUTA DA NASA PROF. PHD. ALBERT SACCO JR. E O PROF. DR. GEORGE E. SPOTH

Programa High School do Colégio Anglo-Americano e TTU 

O Programa High School no Colégio Anglo-Americano em que Cristiano Caon aprimorou seu inglês e estudou a cultura americana antes de embarcar ir cursar a graduação nos EUA, é um passaporte para as melhores universidades do mundo. Com professores de língua materna inglesa, a partir do 9º ano, a prática do idioma é vivida intensamente.
O convênio é com a Texas Tech University - TTU, uma das mais proeminentes instituições de ensino e pesquisa dos EUA. O aluno no contraturno estuda o currículo americano, em um ambiente de imersão em inglês. O estudante termina o Ensino Médio com dois diplomas: o brasileiro e o americano. “A experiência tem um contexto diferenciado, um ambiente confortável de aprendizado, as amizades, foram o que mais marcaram daquele tempo”.  

TIMELINE

2016 - FORMATURA ANGLO-AMERICANO,  JUNTAMENTE COM O PROGRAMA DO HIGH SCHOOL 

 

2016 - INÍCIO DE JORNADA NA TEXAS TECH UNIVERSITY

 

2021 - FORMATURA NA TEXAS TECH UNIVERSITY EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA E ALEMÃO

 

 

 


Compartilhar


Posts Relacionadas


Comentários