• (45) 99801-7655
  • (45) 99830-1236
  •         
Foz do Iguaçu, Paraná    º ↓º    22 Set | 05h45
Revista
DIVA MAG
Assine Já
20 Set | 15:28:37

Dr. Kelson Kawamura - DIVA 127




FORMADO PELA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA E COM ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA PLÁSTICA PELO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFPE E COM DIVERSOS CURSOS NO EXTERIOR, DENTRE ELES O DALLAS RHINOPLASTY, DR. KELSON KAWAMURA, HÁ 3 ANOS ESCOLHEU FOZ DO IGUAÇU PARA CONSOLIDAR SUA CARREIRA NO SEGMENTO. NESTA ENTREVISTA PARA A REVISTA DIVA, APONTA SOBRE TENDÊNCIAS E DEMAIS ASPECTOS DA CIRURGIA PLÁSTICA  ATUAL E DA RINOPLASTIA, SUA PAIXÃO.

 

SIMPÓSIOS, EVENTOS INTERNACIONAIS E PALESTRAS. 
Alguns exemplos de destaque da carreira do Dr. Kawamura enquanto congressista e conferencista.

"SEMPRE BUSCO ME APERFEIÇOAR EM CURSOS E CONGRESSOS NO EXTERIOR PARA PODER PROPORCIONAR A MELHOR EXPERIÊNCIA POSSÍVEL AO PACIENTE’’

Quais tem sido, Dr. Kelson, os principais procedimentos solicitados por seus clientes/pacientes? 
Em primeiro lugar, rinoplastia, a minha paixão, em segundo, lipoaspiração de alta definição e em terceiro, a abdominoplastia, empatado com colocação de implantes mamários.

Qual a dúvida mais recorrente que seus pacientes tem antes das cirurgias?
A dúvida mais recorrente seria o que esperar de resultado da cirurgia, mas sou um cirurgião muito sincero no que pode ou não ser melhorado em cada caso, e mesmo assim, sabemos que estamos lidando com seres humanos, logo, os resultados dependem de múltiplos fatores, tais como tipo de pele, composição corporal, cuidados pós-operatórios, ou seja, explico todos por menores que podem ser esperados após a cirurgia.
Vale lembrar que o ideal é sempre focar na naturalidade e sempre respeitando os limites para se preservar a saúde em primeiro lugar.

Qual a melhor época do ano para realizar uma cirurgia?
Este conceito de que no inverno é melhor ser submetido a uma cirurgia plástica vem da questão de que seria desconfortável fazer uso das cintas, placas e até mesmo do inchaço em um clima quente, mas atualmente, praticamente todos os pacientes possuem ar-condicionado em casa, no carro e no trabalho, logo, é possível realizar em qualquer época do ano, e o mais importante é se programar para ter uma recuperação adequada, sem precisar voltar ao trabalho antes da hora, respeitando o repouso.

Como é o pré e pós-operatório de uma cirurgia plástica?
O pré-operatório é o momento em que o paciente vem para consulta para conversamos e tirarmos todas as dúvidas, realizarmos a avaliação física e assim propormos uma cirurgia adequada para cada caso e pedimos os exames e avaliações necessários para uma maior segurança do procedimento. O pós-operatório é o momento em que o paciente se encontra muitas vezes em uma situação de fragilidade emocional e física e sabendo disto forneço o meu contato pessoal para tirar dúvidas e assim o paciente poderá ter um maior amparo na sua recuperação.

Um médico-cirurgião plástico pode contraindicar uma cirurgia, mesmo quando a realização dela for o desejo do paciente?
Sim, pois muitas vezes o paciente deseja algo que não podemos proporcionar a ele ou até mesmo, deseja cirurgias que não tem indicação alguma ou que possam causar algum problema a sua saúde, e o bom cirurgião quando percebe estas características, deve ser aquele que sabe dizer não nas horas adequadas. 


Tal é o destaque dos benefícios da cirurgia plástica, principalmente de ordem estética, que algumas pessoas desejam desde jovens realizar algum procedimento. Quais seus conselhos, qual a idade mais apropriada para se fazer uma cirurgia plástica?
A maioria das cirurgias são liberadas a partir de 16 anos, com o consentimento dos pais, pois o corpo já completou o seu desenvolvimento nesta idade, ou seja, a cirurgia não causará nenhum prejuízo no desenvolvimento físico do paciente, sendo as cirurgias mais procuradas, nesta faixa etária, a rinoplastia e a colocação de implantes mamários de silicone. As cirurgias que fogem desta regra e que podem ser realizadas antes são a otoplastia a partir dos 7 anos de idade e cirurgias reparadoras em geral, que na verdade buscam ajudar funcionalmente o paciente e não apenas esteticamente, como no caso de sequelas de queimaduras. A idade ideal é quando o paciente sentir que precisa melhorar alguma característica física pessoal para se sentir melhor.

No caso de rejuvenescimento, a partir de que idade é possível se submeter a uma cirurgia plástica?
Cada vez mais cedo se busca a cirurgia plástica, por exemplo, o lifting facial que outrora era realizado após os 60 anos, agora se busca nos primeiros sinais de flacidez, como por volta dos 40 anos, e até mesmo a blefaroplastia que a houve um aumento da procura até mesmo na faixa dos 20 anos.

Por que é preciso realizar a avaliação com o cirurgião plástico? 
Pois somente um cirurgião plástico pode avaliar e propor o melhor tratamento para o seu caso, pois muitas vezes os pacientes acabam conversando com amigos ou conhecidos em redes sociais e acabam tendo uma interpretação equivocada do que seria melhor para o seu caso.

Quais os principais fatores que construíram sua reputação especialmente na área de rinoplastia?
Sempre me encantei com a rinoplastia pois é uma área em constante mudança, todo ano  se modificam as técnicas cirúrgicas e os materiais cirúrgicos se tornam mais delicados, consequentemente, a experiência do paciente no pós-operatório se torna mais agradável, muito diferente do que era a realidade de alguns anos atrás, com dor, olhos quase fechados de tão roxos, narizes muito arrebitados ou com aspecto artificial, ou seja, sempre busco me aperfeiçoar em cursos e congressos no exterior para poder proporcionar a melhor experiência possível ao paciente.

"RINOPLASTIA, MINHA PAIXÃO.”

Qual a sua filosofia na rinoplastia?
Minha filosofia é tentar proporcionar um nariz que seja adequado para cada rosto e que aparente ser natural, exceto quando o paciente deseja algo mais artificial, evitando alguns estigmas que são medos de muitos pacientes como um nariz muito fino, muito arrebitado ou artificial em demasia.
Outra filosofia que tento seguir é fugir daquele padrão de tentar fazer todo nariz ser parecido, sem respeitar das características faciais do paciente, tento sempre buscar o melhor indicado para cada caso.

Quanto tempo pode demorar a cirurgia plástica do nariz?
Depende de cada caso, mas demora em torno de duas horas e meia.

É possível associar outra cirurgia plástica à rinoplastia?
Sim, as mais comumente associadas são lipoaspiração de alta definição e aumento mamário com implantes de silicone.
Devido ao processo de cicatrização quando é possível ver o resultado final?
Na cirurgia plástica em geral o tempo é de 6 meses, mas na rinoplastia é diferente, gira em torno de 1 ano, no entanto, com 2 meses já se costuma observar uma grande melhora, mas em casos secundários (casos que estão sendo reoperados) o tempo aumenta para 2 a 3 anos

Qual o cuidado ao realizar duas ou mais cirurgias plásticas ao mesmo tempo?
Devemos sempre respeitar os limites preconizados para não aumentar o risco cirúrgico, como exemplo: não extrapolar o tempo cirúrgico de 5-6 horas, não lipoaspirar mais do que 7% do peso do paciente e não realizar cirurgias muito extensas, por exemplo, mama, abdome, coxas, braços e face na mesma cirurgia.

POINT of VIEW

Um pensamento que te inspira
‘‘Se você quer ser bem sucedido , precisa ter dedicação 
total, buscar seu último limite e dar o melhor de si.’’
-Ayrton Senna

Um hobby
Jogar tênis

Um livro
Viagem interior ao Tibete de Bel Cesar

Uma personalidade
Rafael Nadal

Um filme
1917

Algo que te motive a evoluir em sua profissão
Buscar sempre conhecimento, nunca se acomodar na 
busca incessante pelo conhecimento

Uma felicidade
Minha família

Um destino que indica
Praias de Aruba

Um destino a conhecer
Ilhas Maldivas

Uma frase
A cirurgia plástica deve ser praticada de forma 
humanizada e não deve ser banalizada, 
proporcionando ao paciente o alcance 
do melhor tratamento possível.

"SEMPRE ME ENCANTEI COM 
A RINOPLASTIA POIS É UMA 
ÁREA EM CONSTANTE 
MUDANÇA, TODO ANO  SE 
MODIFICAM AS TÉCNICAS 
CIRÚRGICAS E OS 
MATERIAIS SE TORNAM 
MAIS DELICADOS, 
CONSEQUENTEMENTE, A 
EXPERIÊNCIA DO PACIENTE 
NO PÓS-OPERATÓRIO SE 
TORNA MAIS AGRADÁVEL...”

 

"A CIRURGIA PLÁSTICA DEVE 
SER PRATICADA DE FORMA 
HUMANIZADA E NÃO DEVE 
SER BANALIZADA, 
PROPORCIONANDO AO 
PACIENTE O ALCANCE DO 
MELHOR TRATAMENTO 
POSSÍVEL.”

 

FOTOGRAFIA ALINE MORAES
DESIGNER MATEUS COSTA
TEXTO ANDRE COSTA
 

Dr. Kelson Kawamura
Rua Marechal Floriano Peixoto 960, 
Edifício Torre Marechal, Sala 86
(45) 99917-5813
(45) 3527-2720
@drkelsonkawamura


Compartilhar


Posts Relacionadas


Comentários