• (45) 3027-2551
  • (45) 99834-2934
  •         
Foz do Iguaçu, Paraná    º ↓º    13 Jul | 02h32
Revista
DIVA MAG
Assine Já
11 Jul | 14:25:44

Grandes vidas em pequenas casas




Série sobre o movimento minimalista mostra como é possível viver mais feliz e com conforto acumulando menos coisas em casa.

O minimalismo é um movimento artístico, cultural e científico que surgiu no século XX. É muito conhecido no design e na decoração e é marcado por usar poucos elementos como forma de expressão. A vertente minimalista ganhou espaço na vida e na casa das pessoas, virando um movimento de estilo de vida que ganhou forças nos últimos quatro anos mostrando como menos pode ser mais.

Em consonância com o minimalismo, o movimento Tiny Houses traz belas construções, confortáveis e funcionais, geralmente sobre rodas, e sem ter mais do que 40m². A série, que leva o nome do movimento, possui quatro temporadas e 26 episódios, contando a história de várias pessoas que decidiram mudar para esse novo estilo de vida através de projetos do especialista Zack Giffin, esquiador profissional, empreiteiro que construiu sua própria tiny house, e apresentador do programa junto com John Weisbarth, apresentador de TV com 6 Emmy Awards e uma verdadeira paixão por consertar coisas. A série completa está disponível no site da FYI TV (www.fyi.tv)

 

Os adeptos afirmam que as pessoas que vivem numa tiny house desenvolvem um senso de comunidade maior e se sentem mais livres, já que elas geralmente são construídas sobre rodas e podem se locomover pela cidade e em espaço públicos. Seu tamanho máximo deve respeitar as leis de trânsito, por isso uma tiny home nunca será maior que um ônibus, por exemplo. Apear de serem pequenas as casa são confortáveis porque são funcionais, com a mobília toda planejada para ocupar o espaço da maneira mais eficaz e prática.

Mini Casas no Brasil
Apesar de ainda não ser um movimento muito conhecido, o Tiny Houses ganhou espaço no Brasil, existindo até mesmo empresas que fabricam esse tipo de casa por aqui. Os primeiros moradores de uma tiny home sobre rodas no Brasil foram o casal Robson Lunardi e Isabel Albornoz, que criaram o Pés Descalços, um blog que conta a história do casal, como viraram adeptos do minimalismo e também dicas de como ingressar nesse novo universo.

Robson era estatístico e Isabel profissional de hotelaria e turismóloga, moravam em São Paulo quando foram diagnosticados com a Sindrome Burnout, uma doença causada pelo stress prolongado no local de trabalho, ambos largaram seus empregos e investiram no sonho de construir uma Tiny House. Nessa nova fase não foi só a casa que mudou, o casal e seu filho mudaram a alimentação priorizando alimentos orgânicos, introduziram a prática da yoga como combate ao stress e hoje difundem o estilo de vida que praticam por todo o Brasil.

 


Compartilhar


Posts Relacionadas


Comentários