• (45) 3027-2551
  • (45) 99834-2934
  •         
Foz do Iguaçu, Paraná    º ↓º    30 Nov | 20h38
Revista
DIVA MAG
Assine Já
04 Nov | 15:21:28

Restaurante de Curitiba democratiza o consumo às trufas italianas




 

Iguaria italiana, conhecida por ser rara e cara em todo o mundo, tem preço

acessível em diferentes receitas na capital paranaense

 

As trufas são uma iguaria ainda pouco conhecida no Brasil. O que todos sabem, sem exceção, é que elas são raras e caras, não é mesmo? Para quem nunca ouviu falar, pertencem à família dos cogumelos comestíveis subterrâneos que precisam ser encontradas debaixo da terra com a ajuda de cães farejadores treinados. Antigamente, eram os porcos que caçavam as trufas, mas eles as comiam! Mesmo que já possam ser encontradas em outros países, a Itália ainda é o berço das trufas e é de lá que vêm as preciosidades servidas na Tartuferia San Paolo Curitiba.

 

“Depois que as trufas são caçadas e encontradas, elas vêm de avião e chegam para nós em um período de 48 horas”, comenta a sócia proprietária do restaurante, Gaby Schroeder. Na casa, localizada na Praça da Espanha e inaugurada há pouco mais de dois anos, as trufas são encontradas em diversas receitas, desde entradas, sanduíches, pratos principais, sobremesas e até mesmo nos drinks. 

 

Exemplos de sucesso entre os clientes do restaurante são o queijo brie empanado e servido com mel de trufas brancas, o risoto de aspargos com grana padano em azeite de trufas brancas, o petitgateau com doce de leite e cumaru em trufas negras com sorvete de mascarpone em trufas brancas e o tartufetini, uma releitura do clássico “Dry Martini”, só que neste caso as azeitonas vêm recheadas com alho negro com trufas. Aliás, essa é uma ótima sugestão de sequência para quem ainda não conhece o restaurante!

 

Existem diversas formas de consumir a trufa, segundo Gaby. Além de finalizar pratos em produtos como o azeite, mel, pimenta, aceto, o cliente também pode optar laminar a trufa fresca sobre o prato escolhido.  Neste caso, ela é cobrada a parte, por grama e conforme a disponibilidade do produto fresco no restaurante.

 

Trufas em casa

Para os que já são fãs dessa iguaria e gostam de a incluir nas receitas feitas em casa, uma dica: anexo ao restaurante há o Empório da Tartuferia, que comercializa os produtos à base da trufa como azeites, pimentas, requeijão e molhos encontrados no menu do restaurante. Além disso, quando disponíveis, as trufas frescas também podem ser compradas inteiras junto com o laminador, acessório indispensável para quem aprecia a iguaria.

 

Serviço

Além de Curitiba, a Tartuferia San Paolo – que é PET FRIENDLY - tem outras três unidades no Brasil, duas em São Paulo e uma em Goiânia. O restaurante funciona de terça a domingo e também serve para o almoço pratos executivos de terça a sexta-feira, das 11h30 às 17h, com preço fixo de R$ 39 ou 49. Além disso, a casa participa de diversos festivais gastronômicos durante o ano, que faz o preço dos pratos à base da trufa ficarem ainda mais acessíveis em um menu completo e recheado dessa iguaria tão rara e amada no mundo.

 

Outro destaque é o Happy Hour da casa, de terça a sexta-feira, das 17h às 20h, com redução de preços nos bestsellers do cardápio. O restaurante também conta com um espaço reservado, no piso superior, para eventos e confrarias, que são atendidos com menus totalmente personalizados para cada perfil de público.

 


Compartilhar


Posts Relacionadas


Comentários